Políticas e Ações de RH

As políticas de RH da Tear são um conjunto de orientações, baseadas em princípios e valores que devem nortear as relações de trabalho. Destacamos:
Cumprimento dos direitos trabalhistas previstos na legislação, nos acordos coletivos de trabalho e regulamentos internos.
Cumprimento das ações relativas à promoção da segurança, saúde ocupacional e prevenção de riscos de acidentes de trabalho.
Reconhecimento ao direito de livre associação e das entidades representativas, além de manter um canal de comunicação ágil e eficaz, que permita aos colaboradores dirimir dúvidas e expor opiniões, contribuindo para melhoria do clima organizacional.
Abstenção das práticas de quaisquer tipos de discriminação no trabalho por idade, etnia, opção sexual, grupo, religião ou deficiência.
Condenação de todas as formas de trabalho forçado, análogo ao escravo ou exploração do trabalho infantil, incluindo as condições degradantes de trabalho.
Repressão de qualquer prática de assédio aos colaboradores e da relação hierárquica abusiva, autoritária e antiética, bem como, da exposição de colaboradores a situações humilhantes e constrangedoras.

Gestão de Pessoas

A TEAR tem um compromisso com a qualidade de vida e bem estar de seus social de seus colaboradores, oferecendo um pacote de benefícios corporativos em consonância com as melhores práticas do mercado, dentre as quais destacamos: vale-alimentação/refeição, plano de saúde e odontológico extensivo aos dependentes legais, cartão-convênio, seguro, de vida em grupo, transporte fretado e gratuito entre as cidades de Paraopeba e Caetanópolis.

Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais

Para a Tear, a contratação das pessoas com deficiências não é vista apenas com uma obrigação legal, a inclusão e o respeito às diferenças é um compromisso da nossa política de responsabilidade social.

O objetivo é incluir as pessoas com deficiências ou reabilitadas em funções compatíveis com suas limitações, promovendo, assim, as condições adequadas para garantir sua inserção à uma vida produtiva, digna e independente.
O projeto beneficia mais de 30 pessoas com deficiências.

Responsabilidade Social

O compromisso de integração com a comunidade onde está inserida é um dos valores fundamentais da Tear, e pode ser visto por meio de ações e programas sociais:

Programa Jovem Aprendiz

O programa é realizado por meio de parceria entre a TEAR e SENAI.

O objetivo é a formação profissional de jovens aprendizes, desenvolvendo competências fundamentais para atuar nas diversas áreas da empresa, além de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens da comunidade.

O projeto já beneficiou mais de 400 jovens de Paraopeba e Caetanópolis.

Outras ações:

Doação de cortes de tecidos para associação e ONG que promove curso gratuito de costura para idosos, para eventos culturais ou religiosos realizados em Paraopeba.

Contribuição para as obras de reforma da sede da Delegacia de Polícia Civil de Paraopeba, além de ceder os fornos da caldeira para incineração de materiais ilícitos, resultado de apreensões durante operações policiais em Paraopeba.

Promoção de visitas orientadas de alunos de escolas e universidades públicas e privadas.

Parceira com a Junior Achievement – Fundação educativa, sem fins lucrativos, cuja missão é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios.

Sucesso da Gincana “Segurança Solidária”

Entre os dias 22 e 26 de abril, no mês que a Tear Têxtil completa 20 anos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA realizou a 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho-SIPAT.

A semana foi composta por palestras diárias relacionadas à segurança, saúde, motivação e RH, com foco na prevenção de acidentes. Além das palestras, o evento ainda contou com a realização da gincana “Segurança Solidária”

Colaboradores de todos os setores, dividiram-se em equipes para cumprir provas e arrecadarem alimentos, fraudas geriátricas produtos de higiene e limpeza que serão destinados à 2 asilos de Paraopeba. Ao todo, foram arrecadados 2.525 fraudas geriátricas, 810 Kg de arroz, 152 Kg de feijão, 110 Kg de açúcar, 38 Kg de macarrão, 85 Kg trigo/fubá, 71 litros de óleo de soja, 130 produtos de limpeza, 385 produtos de higiene pessoal, 198 litros de leite

Apesar da competição, foi observada a melhoria da união e do espírito de solidariedade entre os colaboradores em prol de um objetivo nobre, e isso reflete positivamente no clima organizacional.

Motivo de orgulho para a Diretoria, as equipes tem plena consciência de que os verdadeiros “vencedores” foram os destinatários das doações. Além disso, a gincana “segurança Solidária” contribui para a responsabilidade social e reforça a marca Tear Têxtil à ações positivas na comunidade na qual está inserida.

Rolar para cima